2017/06/09

iOS 11 acaba com os abusos nos pedidos de avaliação das apps


Fazer com que uma app se destaque das demais faz com que alguns developers abusem no pedido de reviews, para que os utilizadores deixem a sua classificação e comentários; com o iOS 11 acabam os exageros e os utilizadores passam a ter a opção para cortar completamente esses pedidos.

Não é difícil encontrar apps que de forma regular vão chateando os utilizadores para que deixem a sua avaliação na App Store. Actualmente, isso é algo que muitos utilizadores não fazem devido ao facto de terem que saltar para a App Store, dar a pontuação, e depois regressarem à app. No iOS 11 esse processo é facilitado pela capacidade da pontuação ser dada directamente num popup, sem que se tenha que sair da app em causa, mas por outro lado os developers terão regras mais apertadas quanto à frequência com que podem chatear os utilizadores.


Os developers deixam de poder usar formas alternativas (e/ou criativas) para pedir a avaliação da sua app, tendo forçosamente que utilizar o novo sistema disponibilizado pelo iOS 11. E será bom que o façam de forma bem pensada, pois só poderão apresentar este pedido um máximo 3 vezes por ano; e no caso de um utilizador ter deixado a sua avaliação, então só o poderão chatear novamente passado um ano, e isto no caso de ter havido uma actualização.


Para os utilizadores que não quiserem mesmo ser incomodados, existe também uma nova opção que permite remover todos estes pedidos, proporcionando uma experiência de utilização das apps completamente livre destes requisitos (mas, considerando os limites de tempo entre os pedidos, penso que não será necessário recorrer a esta opção - e a possibilidade de avaliar as apps sem sair delas, tornar-se bastante prática de utilizar e promove a classificação das mesmas.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)