2017/06/15

Júpiter eleva número de luas para 69


Não é que Júpiter tivesse falta de luas, mas os astrónomos descobrem duas novas luas que elevam o seu total para 69, conhecidas até ao momento.

Júpiter já acumula inúmeros recordes no nosso sistema solar, como o facto de ser o maior e mais velho planeta; e mesmo quando se pensava conhecer todos os seus segredos, eis que se revela que afinal ele tem ainda mais luas do que se imaginava. Para além das 67 já conhecidas, temos agora duas novas luas com os nomes pouco artísticos de S/2016 J 1 e S/2017 J 1 (mas com 69 luas, sem dúvida que seria um desafio dar nomes decentes a todas elas).

A descoberta destas novas luas foi um acidente feliz, pois o astrónomo Scott Sheppard e a sua equipa estavam a procurar objectos distantes no sistema solar, com o objecto de encontrar o misterioso "Planeta X" que alguns astrónomos acreditam existir, e deu-se o caso de Júpiter estar na mesma área que estavam a observar em 2016 e 2017.

Considerando que estas luas têm cerca de 1 ou 2km de diâmetro, sem dúvida que era preciso um olhar bastante atento para as descobrir. Mas foi precisamente o que aconteceu, e assim se distancia ainda mais do segundo classificado, Saturno. (Oficialmente, tanto Júpiter como Saturno têm 53 luas, mas Saturno tem apenas 9 luas "por confirmar", enquanto que Júpiter já vai com 16 - daí o tal de 69 luas.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)