2017/06/04

Maior avião do mundo prepara-se para voar


Já lá vão mais de dois anos desde que falamos do Stratolaunch, o maior avião do mundo que ajudará a enviar satélites para espaço, mas finalmente surgem novidades que indicam que este mega-avião estará a aproximar-se da data para o seu primeiro voo.

Não sei se será coincidência que os bilionários tenham um fascínio pelo ar e pelo espaço, mas neste caso trata-se de um avião criado por uma companhia de Paul Allen (um dos co-fundadores da Microsoft) e que pretende servir como plataforma de lançamento voadora, carregando foguetes que depois sigam viagem para fora da atmosfera terrestre e a custo mais reduzido que a dos lançamentos tradicionais.

É difícil ter a noção do tamanho deste avião, mas bastará dizer que utiliza seis motores dos Boeing 747, tem uma envergadura de 117 metros (basicamente o comprimento de um campo de futebol "dos grandes"), tem capacidade para transportar cargas de mais de 220 toneladas, e uma autonomia de 3700 quilómetros.

Este mega-avião já começou a fazer os testes de reabastecimento para validar os seus depósitos de combustível, pelo que se espera que em breve se possa ver este avião a aventurar-se no ar. Originalmente estava planeado que o avião já estivesse a voar em 2016, mas a empresa agora indica que espera que o mesmo esteja operacional no fim desta década.

2 comentários:

  1. Estāo a dar cabo do planeta terra e provocar a morte de milhões de pessoas ao perfurarem sucecivamente a camada da estratoesfera...

    ResponderEliminar