2017/06/22

Operadores britânicos de fibra querem fim de publicidade a fibra "falsificada"


Os operadores de telecomunicações são conhecidos pelas suas tentativas de publicidade criativa (lembram-se do "ilimitado" com limites?) mas no Reino Unido são os próprios operadores a queixarem-se de outros operadores.

Neste caso, o que se passa é que alguns dos operadores que disponibilizam serviços de fibra (como a Hyperoptic, Gigaclear, e Cityfibre) estão fartos de ver os seus concorrentes anunciarem "ligações de fibra" como sinónimo de serviço de banda larga, mas que na realidade utilizam cabo. Segundo eles, é altura de repor a verdade para que os clientes saibam precisamente o que estão a comprar.

Operadores como a BT, Virgin e Sky anunciam os seus serviços como "fibra", sendo que a parte da fibra se refere apenas a parte da sua infraestrutura, com a ligação a casa dos clientes a ser feita usando cabo coaxial. Uma vez que se conseguem atingir velocidades elevadas, estes operadores justificam que isso deverá bastar para poderem anunciar o serviço de cabo como sendo de fibra, mas obviamente que aqueles que levam a fibra "a sério" até casa dos clientes não concordam, e por isso avançam com uma queixa na entidade que regula a publicidade no Reino Unido.

A questão é que quando a entidade considerou aceitável a utilização do termo "fibra" pelos operadores de cabo, há uma década atrás, ainda não havia nenhum operador a disponibilizar um serviço de fibra directamente até casa dos clientes; actualmente já existem, e empresas como a Hyperoptic disponibilizam velocidades muito superiores às dos concorrentes com cabo (e ao mesmo preço), daí os motivos da queixa, alegando que a massificação do termo "fibra" faz os consumidores pensar que é tudo a mesma coisa.

... Ainda assim, imagino se por lá os cidadãos também que aturar argumentos dos operadores de cabo, que - como me fizeram a mim, quando mudei para fibra da Vodafone - até chegaram ao cúmulo de dizer que o serviço era pior porque ia gastar mais electricidade devido a precisar de "duas caixas" em vez de um só modem...

4 comentários:

  1. O memso se passou por cá com uma certa operadora que dizia que punha fibra e afinal era cabo coaxial.

    ResponderEliminar
  2. ahah disseram-me o mesmo no Domingo "vai gastar só em eletricidade, no minimo 10€ por mês a mais do que no nosso serviço" exato...

    ResponderEliminar
  3. Pelo menos na Vodafone existe a ONT com router integrado, por isso continua a usar na mesma uma tomada eléctrica. Tenho ideia que na MEO tambem existe ONT+router integrado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu e um amigo meu tivemos meo instalado há umas semanas e não. É um ONT da Altice Labs e o modem da Technicolor

      Eliminar