O sonho de ter uma câmara completamente plana e sem necessidade de lentes é perseguido há muito; e um grupo de investigadores demonstra que é possível fazê-lo... embora, por agora, com resolução reduzida.
Não é por acaso que grande parte dos smartphones actuais têm câmaras que ficam ligeiramente salientes em relação ao resto do corpo; por muito que se tente reduzir a espessura, as lentes necessárias para focar a imagem não podem ser removidas nem reduzidas sem que isso tenha efeitos adversos na qualidade de imagem.
Este novo sensor de imagem dispensa completamente as lentes, e tem a vantagem adicional de poder instantaneamente simular a captação com uma lente grande angular, ou telefoto, ou qualquer outra que se pretenda, tudo graças à física e a muitos cálculos matemáticos. A parte essencial deste sensor é a sua capacidade de poder controlar a captação de luz com uma precisão de femtos-segundos, usando o mesmo tipo de processamento que é utilizado para fazer o beam-forming que direcciona as ondas de rádio, mas em sentido inverso.
Por agora os resultados não irão impressionar o público, já que se trata de um sensor com resolução ultra-reduzida; mas o importante é a demonstração de que funciona. Daqui para a frente já sabemos que será apenas uma questão de tempo até que este sensor de 8x8 pixeis possa ser melhorado até atingir resoluções megapixel... e nessa altura tornar obsoletos os sensores que ainda precisam de vidro para focar imagens. Esperemos que no final da próxima década já se possam ter sensores deste tipo a mostrarem o que valem no mercado.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)