2017/06/04

postmarketOS quer dar uma nova vida a smartphones obsoletos


Se acham ridículo que smartphones e tablets com alguns anos, com hardware que ainda deveria ser perfeitamente funcional, tenham ficado obsoletos pela falta de actualizações então espreitem este postmarketOS que quer dar uma nova vida com a esses equipamentos.

Não é segredo que o Linux nos permite ter sistemas operativos altamente eficientes (por algum motivo temos distros que correm perfeitamente bem mesmo em computadores com mais de uma dezenas de anos), e este postmarketOS é um projecto que pretende aplicar isso mesmo a smartphones e tablets que já ficaram esquecidos e sem direito a actualizações oficiais.

Há ainda muita coisa por fazer (por exemplo, o sistema ainda está dependente de se escrever usando um teclado num PC ligado por telnet ao smartphone) mas o conceito não deixa de ser interessante, indo ao encontro de que os dispositivos móveis deveriam ser tratados como qualquer outro computador, e em que temos a liberdade para nele instalar o software que bem entendermos - incluindo trocar o seu sistema operativo.

A grande vantagem é que desta forma, poderíamos reutilizar dispositivos que podem nunca ter recebido uma actualização e estariam cheio de vulnerabilidades. Ainda assim, as dificuldades serão muitas para que este postmarketOS ganhe tracção e possa chegar a mais equipamentos (por agora trabalha no Galaxy S2 e no Nexus 4)... mas pelo menos irá chamar a atenção para a necessidade de dar um pouco mais de valor e atenção aos smartphones e tablets "velhos" - nem que seja instalando Linux neles.

2 comentários:

  1. Dá para usar teclado e rato com cabo OTG? tenho lá em casa um nexus 7 parado

    ResponderEliminar
  2. Que excelente projeto. Obrigado pela notícia.

    ResponderEliminar