2017/06/04

SpaceX lança primeira cápsula Dragon reutilizada


Depois de ter feito um lançamento de um foguete usado, a SpaceX fez com mesmo com uma das suas cápsulas Dragon que já tinha ido ao espaço e regressado.

A SpaceX continua no seu caminho de reutilizar a maior parte dos componentes possíveis para reduzir drasticamente os custos da exploração espacial, e agora para além de lançar um Falcon 9 reutilizado (que voltou a aterrar com sucesso), também lançou uma cápsula Dragon reutilizada para reabastecer a ISS.

A cápsula acaba por ser um módulo de mais fácil reutilização que o foguete, mas tem a questão de ter que enfrentar a dura reentrada na atmosfera terrestre. A SpaceX espera que cada cápsula Dragon possa ser reutilizada pelo menos três vezes, o que permitirá poupar dezenas de milhões de dólares; e também tem trabalhado no sentido de reaproveitar ainda mais componentes dos foguetes - como as próprias "tampas" do foguete que protegem a carga até chegarem ao espaço.

Esperemos que tudo corra como previsto... pois continuamos a aguardar pela rede de internet via satélite que Elon Musk quer criar com mais de 4400 satélites em órbita...


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)