2017/06/22

WannaCry obriga Honda a encerrar fábrica


O ransomware WannaCry que aterrorizou computadores por todo o mundo continua a fazer vítimas, e nem as grandes marcas escapam: com a Honda a ter sido forçada a encerrar uma das suas fábricas devido a esta praga.

Os executivos da Honda juntaram-se ao grupo de pessoas com "vontade de chorar" ao serem forçados a suspender produção na sua fábrica de Sayama no Japão na passada segunda-feira depois de ter sido detectado o WannaCry na rede interna da fábrica.

Não há relatos sobre se a Honda terá decidido pagar o resgate (ainda ontem falamos de uma empresa sul-coreana que pagou 1 milhão de dólares para recuperar os seus dados de outro ransomware), mas a produção regressou à normalidade logo no dia seguinte, relembrando o aspecto crítico de se terem soluções que permitam uma rápida reacção e recuperação em caso de ataques deste tipo. Ter uma fábrica parada durante um dia certamente que ficará bem caro, mas mais caro seria tê-la parada três, quatro, ou até mais dias.

Fica o alerta para o perigo de subestimar o WannaCry e, depois da mediática vaga de ataque inicial, pensar que já não representa uma ameaça.

3 comentários:

  1. Uma empresa pequena ainda é perceber que use Windows mas uma fábrica desta dimensão bem podiam usar Linux customizado para as suas necessidades...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não existe sistemas livres de bugs e ou vulnerabilidades, é tudo uma questão de cota de mercado.

      https://thenewstack.io/linux-bsd-solaris-servers-risk-compromise-stack-clash-flaw/
      http://abertoatedemadrugada.com/2017/05/bug-no-samba-deixa-sistemas-linux.html
      http://abertoatedemadrugada.com/2016/10/vulnerabilidade-dirty-cow-da-acesso.html

      Eliminar
  2. Existem muitas máquinas (p.e. CNC) ainda a usar Windows XP para o controlador

    ResponderEliminar