2017/06/07

Windows CShell concretiza o interface unificado para PCs e smartphones


Há muito que a Microsoft tem prometido um Windows como sistema universal que possa acomodar todo o tipo de dispositivos e formatos, e com o novo CShell as coisas parecem finalmente alinhar-se para que isso seja concretizado.

O Metro UI serviu de base para os dispositivos mobile, apresentando-nos um Windows Mobile interessante, e cujas influências se fizeram notar no Windows 8; mas agora a MS pega em tudo o que aprendeu e avança com um novo interface - o CShell - que finalmente parece conseguir lidar com a difícil situação de se adaptar automaticamente a todo o tipo de dispositivos: quer se esteja a trabalhar com um Windows num computador de secretária, ou num tablet, ou num smartphone com ecrã bastante mais reduzido.

Obviamente que isto se torna ainda mais importante numa altura em que se poderá ter um Windows completo a correr em CPUs ARM (no Snapdragon 835), e onde este novo interface facilitará a utilização de um smartphone como "PC". Por exemplo, usando o Windows Continuum com o CShell, temos a possibilidade de correr múltiplas apps em janelas, tal como estamos habituados num computador tradicional, em vez de ficarmos limitado a correr uma única app em ecrã completo.

A aposta do MS no sector mobile tem tardado... mas acaba por estar a ser feita em sentido inverso à dos seus concorrentes. Enquanto Apple e Google vão tentando aproximar o iOS e o Android das capacidades dos sistemas operativos desktop, o Windows está a tentar levar as suas capacidades desktop para o sector mobile. Resta saber se ainda terá capacidade de se manter relevante a longo prazo...


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)