2017/07/18

Archive Team vai preservar SoundCloud


O SoundCloud está a enfrentar dificuldades e tem futuro incerto, mas a equipa de voluntários do Archive Team já deu início ao processo de fazer um backup de todos os seus conteúdos para os preservar para a posteridade.

Muitas vezes consideramos os conteúdos digitais como sendo mais robustos que os seus equivalentes em formato físico, mas a verdade é que os mesmos também acabam por ser bastante vulneráveis: bastando que uma empresa ou serviço encerre, para fazer desaparecer anos de dados. O SoundCloud é um serviço de alojamento e distribuição de músicas, podcasts e demais registos áudio, que recentemente despediu grande parte dos funcionários e que mesmo assim parece ter a morte anunciada para o final do ano.

Os receios de que estas dificuldades façam desaparecer o serviço já levaram a que a Archive Team avance com a missão de fazer um backup dos seus dados. O Archive Team é uma equipa de voluntários que usa um sistema em que cada participante vai fazendo o download de partes da informação total, que posteriormente são enviadas para o Internet Archive.

No caso do SoundCloud, estamos a falar de 855TB só para os streams MP3 públicos, sendo que a informação total ocuparia vários Petabytes (em 2014 o SoundCloud já tinha 2.5PB de dados no Amazon Glacier). Mas, a Archive Team não pretende fazer o backup integral, para evitar problemas com os direitos de autor, pelo que se irá focar apenas nos conteúdos originais e de acesso livre.

Se quiserem contribuir para a preservação deste (e outros) projectos, bastará instalarem o Archive Team Warrior, que corre numa máquina virtual, assim ficando isolado do sistema operativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]