2017/07/21

CityMapper arranca com autocarros inteligentes em Londres


Serviços como a Uber (entre outros) vieram mostrar-nos como pode ser o futuro dos "táxis", mas também nos autocarros há lugar para melhorias - e a CityMapper já o começou a fazer em Londres, com a sua primeira linha de autocarros que irá reforçar o horário nocturno londrino.

A CityMapper disponibiliza um serviço que tenta facilitar o transporte dentro das cidades, indicando aos utilizadores quais os métodos de transporte (público) mais eficientes para fazerem determinado percurso - e também já está disponível em Lisboa - e agora dá o passo seguinte, tentando resolver os problemas com os seus próprios autocarros.

Ao invés das redes tradicionais, aqui são os dados que mandam, e a CityMapper limitou-se a analisar a cobertura dos transportes públicos existentes, para determinar a área e horários onde haveriam lacunas que pudessem ser exploradas.. O resultado foi uma pequena rota em Londres, que irá funcionar durante as notes e madrugadas aos fins-de-semana.


Como empresa tecnológica que se preze, também estes autocarros estão perfeitamente apetrechados para lidar com as geração actuais: tanto a nível de painéis informativos, como até com detalhes como a existência de uma porta USB em cada lugar, para que os utentes possam aproveitar a viagem para recarregar os seus smartphones (se ainda conseguirem acertar com a ficha no buraco. ;P

Para além de se poder pagar com o smartphone (via Apple Pay e Google Wallet) também conta com sistema de pagamento wireless através dos cartões bancários convencionais, para que os clientes não fiquem dependentes de ter um smartphone ou a sua app (que no futuro também poderá vir a gerir os pagamentos de forma automática). E quanto às paragens, foram também calculadas em função do fluxo de tráfego pedonal, para serem nos locais mais eficientes. Num futuro não muito distante, o serviço também saberá quantos lugares vagos existem em cada autocarro, para também ter isso em consideração no planeamento dos percursos (e saber indicar aos utilizadores uma estimativa mais correcta de quando poderão apanhar um autocarro livre).

Dá que pensar se, nas redes de transportes públicos, também se dessem ao trabalho de fazer trabalho idêntico de análise e optimização... Esperemos que, com exemplos destes, o comecem a fazer (se é que ainda não o fazem) em vez de esbanjarem milhões em sistemas obsoletos que permitem viajar de borla. ;P

1 comentário:

  1. moro em Shenzhen na China há 5 anos e já há tracking dos transportes publicos há bastante tempo, neste sentido são bastante eficientes então em termos de pagamentos online via wechat e alipay. praticamente não preciso de sair com dinheiro "vivo" à rua.

    ResponderEliminar