2017/07/22

Escadas reactivas ajudam a subir e descer


Investigadores criaram um novo tipo de escadas que podem ajudar as pessoas a descerem e subirem, reciclando a energia gerada pelos próprio acto de subir e descer as escadas.

Para a maioria das pessoas, subir e descer escadas não oferece problemas de maior; mas muitas outras há que apreciariam toda a ajuda possível para subirem ou descerem os degraus. Mesmo sabendo-se que hoje em dia temos sistemas como os elevadores, escadas rolantes, ou outros sistemas de assistência, todos eles têm custos elevados e gastam quantidades apreciáveis de energia - daí que este novo sistema se torne ainda mais interessante, por prometer uma solução mais simples para escadas que podem assistir os utentes.

O sistema é verdadeiramente engenhoso, aproveitando a energia mecânica acumulada ao descer as escadas para depois assistir quando se sobem os degraus. Isso é feito de forma curiosa: quando se vai a descer, o degrau que se vai pisar está ao nível do patamar anterior, e desce de forma amortecida, facilitando a vida a pessoas com problemas de locomoção. Simultaneamente, esse energia é transferida para molas que ficam comprimidas. Quando alguém seguir no sentido oposto, essa energia é libertada, fazendo com que o degrau "impulsione" o utilizador ao subir os degraus.

Segundo os investigadores que criaram o sistema, estes degraus poupam 26% da energia gasta por uma pessoa ao descer uma escada, e contribuem com 37% da energia necessária para subir os degraus. O maior problema é que, se uma pessoa descer as escadas a seguir a outra, não tirará proveito do sistema, e o mesmo acontecerá se duas pessoas subirem em sequência... Ainda assim, não deixa de ser uma solução interessante e relativamente simples para dar uma "ajudinha" a quem mais precisar.




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)