2017/07/08

Google Blocks deixa criar objectos 3D em VR


A Google disponibiliza um programa que facilita a criação de conteúdos 3D para VR, deixando criar os objectos de forma interactiva dentro do próprio ambiente VR.

A criação de modelos digitais em 3D é algo que nem todos têm facilidade em fazer, devido às ferramentas que nos obrigam a fazê-lo num ecrã 2D. A ideia da Google é que a criação destes modelos 3D se torna mais natural se estivermos num ambiente 3D em realidade virtual.

O Blocks está disponível para os Oculus Rift e HTC Vive, sendo um programa de modelação 3D que funciona em VR.

A avaliar pelas reacções que já testemunhei a ferramentas de criação 3D VR (como o Tiltbrush, também da Google) a maioria das pessoas que experimenta este tipo de programas criativos em VR fica verdadeiramente siderada com as possibilidades e a facilidade de "verem" exactamente aquilo que estão a fazer, de uma forma impossível de simular no monitor de um computador. Por isso, é de esperar que este Blocks também consiga gerar o mesmo tipo de fascínio, e ser mais um passo que nos mostra as potencialidades de usar o VR não apenas para o consumo de entretenimento, mas também como ferramenta de criação.

... Só falta chegarem óculos VR de qualidade a preços mais acessíveis...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)