2017/07/22

Hubble apanha Phobos em fotos de Marte


A NASA teve uma excelente surpresa com um convidado surpresa, pois quando usou o Hubble para captar algumas fotos de Marte, descobriu que também apanhou a sua pequena lua Phobos.

Com todo o tipo de cálculos e planeamento que a NASA faz, poderia pensar que este acaso teria sido previsto e programado; mas a verdade é que foi mesmo um feliz acidente, com as 13 exposições captadas ao longo de 22 minutos pelas potentes lentes do telescópio espacial Hubble, a revelarem de forma bastante nítida a lua Phobos em órbita do planeta vermelho.

Foi uma coincidência bastante feliz, considerando que Phobos tem apenas 17 x 22 x 18 km, e na altura em que foram captadas estas fotos, em Maio de 2016, Marte estava a 75.3 mil milhões de quilómetros de quilómetros.

[em 2018, Marte estará a apenas 57.6 milhões de quilómetros]

Outra curiosidade sobre Phobos, uma das mais pequenas luas naturais no sistema solar, é a de que a sua órbita é de apenas 7 horas e 39 minutos - sendo o único satélite natural conhecido no nosso sistema solar que orbita o seu planeta num período mais curto que o "dia" desse planeta.l


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)