2017/07/22

YouTube encerra editor de vídeo a 20 de Setembro


Quando se imaginava que a Google estaria a tratar de melhorar o editor de vídeo web do YouTube, eis que chega a notícia precisamente do oposto: de que o editor de vídeo do YouTube irá desaparecer a 20 de Setembro.

Foi no início de 2012 que o YouTube nos deu a conhecer o seu editor de vídeo, e ainda o ano passado ganhava novas funcionalidades com o desfocar de elementos com tracking automático. Tudo parecia indicar que a Google estaria mesmo a trabalhar no sentido de fazer deste editor de vídeo na web uma alternativa cada vez mais relevante aos programas de edição de video. Infelizmente não parece ser o caso, pois o editor de vídeo do YouTube desaparecerá a partir de 20 de Setembro, a par do Photo Slideshows.

A Google diz-nos que o editor era muito pouco usado pelos YouTubers, o que não me parece difícil de acreditar; mas o grande problema é que, ao removê-lo, a Google dá uma grande machadada em todos os que apostaram nos seus Chromebooks e que assim ficam sem qualquer forma de editar vídeo - a não ser que recorram a outro computador onde possam instalar um editor de vídeo. Mesmo sendo básico, sempre era uma forma de desenrascar a edição de vídeos em Chrome OS ou em computadores onde não se pudesse/quisesse instalar software extra.

Felizmente, algumas das funcionalidades do editor continuarão a estar disponíveis, como o corte de vídeo, correcções rápidas, efeitos sonoros, blurring, etc. pelo que, quem usava o editor principalmente para isso, continuará a poder fazê-lo. Mas... mesmo com a popularização das apps face à web... acho que teria feito muito mais sentido continuar a investir no editor de vídeo do YouTube - aliás, nem seria preciso investir muito mais... pois até podiam limitar-se a deixá-lo ficar como estava. :P

Quem tiver projectos no editor irá perdê-los a partir da data indicada, mas todos os vídeos que foram editados e já estão publicados continuarão a manter-se no YouTube sem qualquer alteração.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)