2017/07/22

Lâmpadas LED para bicicletas sem bateria no Kickstarter


Não dispensam a utilização de luzes na bicicletas mas estão fartos de recarregar ou trocas pilhas? Que tal umas luzes LED que não precisam de pilhas nem serem recarregadas?

É isso que nos propõe estas luzes para bicicleta CIO que estão a fazer sucesso no Kickstarter, e que recorrem a um sistema bem engenhoso de ímanes nas rodas da bicicleta para actuarem como gerador que permite manter o LED iluminado enquanto se circula.

A técnica não é propriamente nova, uma vez que acaba por ser apenas uma variante dos velhos sistemas de dínamo que se encostavam fisicamente à roda para gerarem energia; mas é uma forma mais elegante que dispensa o contacto físico. Por outro lado, também não se podem esperar "milagres", e se circularem a baixa velocidade não será gerada energia suficiente para manter o LED iluminado, ficando a piscar - algo que pode ser minimizado aumentando o número de ímanes colocados nos raios das rodas. De qualquer forma, tem bateria integrada para manter o LED ligado em paragens de até 2 minutos depois de se ter circulado.

Se estiverem interessados neste projecto dinamarquês, o custo do kit base destas lâmpadas LED sem bateria fica por 43 euros (com portes para Portugal fica por 50 euros), com entrega prometida para Outubro deste ano.



6 comentários:

  1. Vivo em Copenhaga e tenho umas luzes desse tipo. São bastante comuns apesar de mais caras que as outras com bateria. A novidade aqui é ser uma luz LED, de resto não há novidade nenhuma

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. em Portugal :

    "[…] feixe luminoso contínuo tal que a
    luz seja visível de noite e por tempo claro a uma distância mínima de 100 m;
    […]"

    ResponderEliminar
  4. Eles não vendem bem isto como sendo para iluminar, mas sim como um sistema que chama a atenção das outras pessoas em redor para a presença do ciclista. Para iluminação do caminho isto não é o adequando, porque é uma luz que pisca.
    Tendo em conta que funciona sem qualquer bateria ou acumulador só deve ficar limitado em princípio pela duração do LED, que eles não indicam quanto tempo dura, tanto pode ser meses como anos.

    ResponderEliminar
  5. A decathlon já vende um sistema igual há uns anos. Por +/- 30e. Não sei qual a novidade aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste a vantagem que eles indicam é terem reduzido os imanes nas rodas de dois conjuntos de dimensões consideráveis para um muito mais pequeno e de massa reduzida, e da lâmpada ter bateria que lhe permite funcionar durante dois minutos mesmo estando parada.

      Eliminar