2017/07/18

Mira Prism transforma iPhones em óculos de realidade aumentada


Quando se fala em óculos de realidade aumentada pensamos em coisas incrivelmente complexas e dispendiosas; o Mira Prism tenta uma abordagem diferente e muito mais económica, usando um iPhone como elemento central e transformando-o nuns óculos de realidade aumentada.

A realidade aumentada vai transformar o mundo como o conhecemos, e embora ainda se esteja numa fase pioneira, é necessário quem esteja a dar os primeiros passos nesse longo caminho a percorrer - e alguns deles são mais simples do que se possa imaginar. Ao contrário dos óculos VR que usam smartphones, onde basta colocá-los à frente dos olhos, os óculos de realidade aumentada necessitam deixar-nos ver o mundo real... e é precisamente o que fazem estes Mira Prism.

Os óculos têm um aspecto estranho, ficando o iPhone encaixado com o ecrã para a frente, mas depois contando com duas lentes que nos permitem ver a imagem reflectida sobreposta no mundo real. Curiosamente, durante o processo de desenvolvimento, os criadores do Mira Prism usaram uns aquários esféricos de plástico comprados na Amazon, que tinham a curvatura exacta que pretendiam.

O resultado são uns óculos que irão custar apenas $99 e que se poderão tornar no equivalente ao óculos VR de cartão da Google, para a entrada no mundo da realidade aumentada. Outra parte bem apanhada, é a de que é possível usarem-se óculos adicionais, ou somente um iPhone, para outra pessoa poder ver aquilo que um utilizador está a fazer (que para um espectador normal, apenas o verá a mexer e remexer no ar), possibilitando a criação de jogos multiplayer, apps colaborativas, etc.

Nesta fase o Mira Prism ainda depende de marcadores para o posicionamento dos objectos em realidade aumentada, mas é fácil assumir que o sistema seja melhorado para tirar partido do ARKit e fique ainda melhor.

A versão para developers está prometida para o Outono, com a versão final para o público a ser esperada para o final do ano.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)