2017/07/05

Samsung tem óculos Exynos VR III com eye-tracking


O interesse da Samsung na realidade virtual é bem conhecido, com o Gear VR a demonstrar uma forte aposta nesse sentido, mas a para o futuro a marca trabalha já em óculos VR independentes e com capacidades melhoradas.

A empresa de eye-tracking Visual Camp revelou os óculos "secretos" da Samsung que apenas tinham sido demonstrados à porta fechada a algumas pessoas. Estes Exynos VR III não necessitam de um smartphone para funcionar, ao contrário dos Gear VR, e podem ser usados com dois ecrãs de 2560x1400 a 90Hz ou um ecrã 4K a 75Hz.

Talvez mais interessante que isso é o facto dos óculos também contarem com tecnologia de eye-tracking, que permite saber para onde o utilizador está a olhar, usando essa informação para poupar processamento no rendering (que será feito em baixa qualidade excepto na área para onde se estiver a olhar) e também permitindo uma maior interacção a nível dos interfaces VR. Para além disso, também tem a capacidade de fazer o tracking da posição das mãos, o que se torna essencial para uma experiência VR verdadeiramente imersiva.

O único problema é que por agora estes óculos não passam de um protótipo para explorar as potencialidades da tecnologia VR, não se sabendo quando é que a Samsung nos poderá trazer uma versão idêntica já destinada a ser vendida nas lojas. Mas, é bom saber que estão trabalhar nisso... e não se deixam amedrontar por empresas como a Magic Leap, com os seus óculos que prometem ser revolucionários mas que continuam sem demonstrar publicamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)