2017/07/29

Tesla entrega primeiros Model 3


Depois de muitos anos de espera, Elon Musk consegue finalmente entrar na era que sempre ambicionou, de criar um automóvel 100% eléctrico "para todos". O Model 3 está aí, e já foram entregues as primeiras unidades.

Elon Musk nunca escondeu que os anteriores modelos da Tesla, dispendiosos e apenas ao alcance dos mais endinheirados, eram apenas um meio para atingir um fim: o de permitir o financiamento e a criação de um modelo mais económico, acessível a maior parte da população. Esse modelo é o Tesla Model 3, com preço base a começar nos 35 mil dólares (nos EUA, com a ajuda dos benefícios, pode ficar por apenas 25 mil dólares) - e já teve direito à cerimónia simbólica de entrega das primeiras unidades; onde também se ficou a saber que na versão com bateria de maior capacidade, terá autonomia para 500km.


Este carro, que conseguiu bater todos os recorde de pré-reservas com mais de 300 mil encomendas, pretende ser um dos primeiros carros concebidos de raiz para a era da condução autónoma, apostando num interior bem mais simples e onde o painel de instrumentos é substituído por um único "tablet" de grandes dimensões posicionado no centro.


O espaço no interior parece ser bastante agradável, contando com a ajuda de um tecto panorâmico em vidro (certamente uma opção que implicará custo extra).


Resta agora saber como irá correr o processo de aumento de produção, que Elon Musk diz que será feito de forma exponencial, de forma a fazer chegar as centenas de milhares de Model 3 já encomendados à mão dos clientes no menor espaço de tempo... sendo que, mesmo a correr tudo bem, só deverá acontecer completamente para o final do próximo ano.

Por cá, ficamos a aguardar pelo preço que o Model 3 terá em Portugal, assim como pela possibilidade de o podermos configurar com as diversas opções para ver qual será o preço mais "realista" quando equipado com as coisas que se poderão considerar indispensáveis. :)


4 comentários:

  1. Não... Infelizmente ainda não é "para todos"... Com muita pena minha. Por cá deverá ficar bem acima dos 40k.

    Já pelos preços dele na Califórnia, com os incentivos, na ordem dos 27k, aí sim, seria bem mais acessível. Não "para todos", mais mais perto disso!

    ResponderEliminar
  2. Mais opções "premium" do que esperava para o modelo base..

    ResponderEliminar
  3. Em quanto ficará o total se o mandarmos vir dos EUA?

    ResponderEliminar
  4. E aí estão eles a começar a sair das fábricas.

    ResponderEliminar

[pub]