2017/07/17

Viking lança SSDs de 25 e 50TB "económicos"


Se acham que os SSDs são incompatíveis com discos de grande capacidade, nada como espreitarem estes Vikings UHC-Silo, que chegam em versões de 25TB e 50TB e a preço económico (relativamente falando, claro).

Já ninguém disputa os benefícios de se utilizarem SSDs em vez dos tradicionais discos rígidos magnéticos, mas o problema é que quem precisar de grandes capacidades não tem tido grandes opções em termos de SSDs... até agora: a Viking já está a vender os seus SSDs de 25TB e 50TB.

Colocar 50TB de chips flash no formato de um disco de 3.5" não é tarefa fácil, razão pela qual a Viking está a comprar os chips "em bruto" aos fabricantes, e depois a usar o seu método "secreto" para os juntar todos de forma compacta, permitindo criar estes SSDs UHC-Silo com 50TB (usando chips convencionais, seriam necessários 200 chips para criar um SSD de 50TB, o que seria fisicamente impossível de fazer neste formato). Também fisicamente impossível será chegar ao limite de escritas deste SSD de 50TB. Com os 500MB/s e 350MB/s de velocidades de leitura e escrita, apenas se conseguirá gravar um máximo de 30TB de dados por dia, o que no final do período da garantia de cinco anos ficará abaixo do limite definido de 91.25 PB.

Embora a Viking não tenha revelado oficialmente os preços, referiu que estes SSDs terão um custo de cerca de $0.40 por GB, o que resulta em preços de cerca de 10 mil dólares para a versão de 25TB e de 20 mil dólares para a de 50TB (para referência, o SSD Samsung PM1633a de 15TB custa mais de 11 mil dólares).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)