2017/08/01

Android ganha Nearby Connections 2.0


A Google quer facilitar o processo de comunicação entre dispositivos Android, mesmo quando se está numa área sem rede, e para isso aposta no Nearby Connections 2.0.

Raras são as vezes em que o aumento ou melhoria da tecnologia resulta em coisas mais simples para o utilizador, e isso vê-se na dificuldade com que, mesmo hoje em dia, com smartphones super-potentes, se fazem (ou não se fazem) coisas tão simples quanto partilhar um contacto, ficheiro, ou foto. Coisa que se complica ainda mais nos casos em que não se tem ligação à internet ou até à rede móvel...

O Nearby Connections 2.0 quer ser a resposta a isso e muito mais, disponibilizando um canal de comunicação automático e de alta-velocidade entre dispositivos Android, independentemente de redes externas e dispensando qualquer necessidade de configuração manual. Tecnicamente, o sistema utiliza WiFi e Bluetooth, mas tudo isso fica escondido do olhar dos developers e utilizadores, que - pelo menos na teoria - apenas têm que confiar que tudo trabalhará de forma "auto-mágica".

Este sistema permitirá que uma pessoa possa jogar jogos multiplayer com os seus amigos sem se preocuparem com a criação de um hotspot ou emparelhamento bluetooth; mas mais interessante é imaginar todo o potencial para novas aplicações que isto abre ao estar implementado a nível de sistema em todos os Android (com Google Play services 11.0 ou superior). Por exemplo, a app do The Weather Channel está a utilizar este sistema para difundir alertas entre smartphones mesmo em zonas onde não haja rede móvel (bastando que um smartphone se aproxime de outros para criarem uma rede entre si) - e o mesmo poderia ser feito para apps de mensagens (como algumas apps já fizeram no passado) ou até para melhorar o acesso à internet via uma rede mesh.

Em coisas de ordem mais prática, usar um smartphone para controlar uma Android TV também poderá ser feito de forma mais imediata e sem necessidade de emparelhamentos complicados; e a Google até lança o desafio de as empresas que gerem os parques de estacionamento também usarem o sistema para facilitar o pagamento.

As possibilidades são muitas... agora há que tirar partido delas, para nos simplificarem a vida - que de complicações já estamos todos fartos. :)

4 comentários:

  1. A Google ainda não falou comigo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OI? Conta lá coisas.
      Que app ou serviço andam a ser preparados, se é que se pode saber ;)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Ainda ontem no forum almada recebi uma cena destas duma loja!!! Era uma notificação com o site da loja
    O curioso é q tenho o Nearby desligado no meu N6P.

    ResponderEliminar