2017/08/26

Cria uma estação meteorológica com e-Paper e IFTTT


É certo que hoje em dia podemos ver o estado do tempo com um toque no smartphone; mas se quiserem algo um pouco mais visível e que dispense o smartphone, que tal criarem o vosso próprio mostrador meteorológico com um ecrã e-Ink?

Este projecto é extremamente simples e serve como exemplo perfeito de como, com um par de componentes que se podem comprar e combinar, se podem criar coisas que seriam impensáveis de fazer há apenas algumas décadas atrás.

No caso deste E-Paper Weather Display, os componentes principais são um Particle Photon, um pequeno micro-controlador com WiFi, e o ecrã e-Paper de 4.3" (800x600) - sendo este último o componente mais dispendioso ($58) mas que poderia ser substituído por um mais económico, se assim o desejarem. Embora, pessoalmente, me pareça que a opção por este ecrã é que dá toda a piada (e bom aspecto) ao projecto, para além de ser muito mais eficiente em termos energéticos.

A utilização do Particle Photon facilita a sua integração com o IFTTT, pelo que a actualização da temperatura e estado do tempo se torna numa brincadeira de crianças; e obviamente que facilmente poderão adaptar o projecto para, em vez de mostrar apenas o estado do tempo, poder mostrar toda o tipo de informação que acharem relevante (por exemplo, emails urgentes, ou coisas "a fazer", etc.)

Enfim... depois de começarem a brincar com isto, seguramente não faltará inspiração para continuarem a adicionar funcionalidades...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)