2017/08/23

Gravar vídeo com drone na praia pode custar €350/dia (ou mais?)


Recentemente referimos que gravar vídeo com um drone carece de autorização prévia; agora, na melhor tradição burocrática nacional, descobrimos que se o objectivo for gravar imagens numa praia, será necessária autorização adicional da capitania marítima, que poderá cobrar 350 euros por dia.


A maioria das pessoas que compra um drone certamente imaginará usá-lo para captar algumas imagens fantásticas de uma perspectiva menos habitual, das suas férias na praia. No entanto, se o quiser fazer legalmente, arrisca-se a ficar sem dinheiro para o resto das férias.

Como se não bastassem os requerimentos normais, para filmagens na praia é também necessária uma autorização da capitania marítima da área em questão; que no caso de Sesimbra, para pedido de filmagem na praia do Ouro, resultou no pedido de pagamento de €350,32 por dia!



Aparentemente, cada capitania tem a liberdade de estabelecer o preço que bem entender, havendo algumas que não cobram nada - e outras, como a que é responsável pela área de Sesimbra, cobram este valor exorbitante e totalmente descabido para filmagens de lazer sem qualquer intuito comercial.

Não faço ideia de quanto poderá ser a multa por fazer filmagens com drones sem autorização, mas se calhar ficará mais barato do que tentar fazer tudo como manda a lei.

9 comentários:

  1. Sugiro que visitem a pagina http://www.voanaboa.pt , porque as autorizações e taxas afins depende do que se esta a operar.

    ResponderEliminar
  2. Não confundir a questão de ser um drone com a questão ser uma filmagem.

    Mesmo em "terra" tens esse tipo de taxas de utilizares tripé ou equipamento dito "profissional".

    Nas praias manda a capitania da região, no resto são os municipios que definem também quais os regulamentos/taxas.

    ResponderEliminar
  3. Exatamente como podem controlar isso... e qual a diferença de filmar com um drone ou com o smartphone que levo no bolso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A diferença é que o tuga é burro e gosta de por tudo no mesmo saco.

      Eliminar
    2. Faz sentido se boates ter licenca de voo já que se esperares o detone na tromba de alguém has de ter problemas.. em inglaterra podes voar onde quiseres desde que nessa área não haja mais de 1000 pessoas.. se houver podes o fazer desde que tenhas licença de voo.. agora pagar para voar específica praia pro caralho

      Eliminar
  4. Cuidado Nuno Pereira que se eles se lembram também vais pagar pelas fotos e vídeos das férias.

    ResponderEliminar

[pub]