2017/08/23

Asus revela motherboard com 19 slots dedicada às moedas digitais

Para os que se dedicam à mineração das moedas digitais, quantos mais GPUs melhor, e a Asus preparou uma motherboard especial para eles, com 19 slots de expansão.

Minerar bitcoins, ethereum e todo o vasto conjunto de moedas digitais é uma tarefa bastante intensiva, mas proveitosa para quem tiver o hardware adequado. Com esta motherboard B250 Expert Mining a Asus demonstra estar atento a essas necessidades particulares, permitindo usar até 19 placas adicionais com GPUs para auxiliar essa tarefa.

Desta forma, os "mineiros" poderão maximizar o número de GPUs em funcionamento por sistema, reduzindo a necessidade do número de computadores para manter o mesmo número de GPUs; mas... como seria de esperar, ter tantas fichas de expansão numa só motherboard não está isento de problemas, sendo que a maioria deles se prende com os drivers...

Actualmente só será possível utilizar um máximo de 16 GPUs em vez dos 19, devido a limitações dos drivers - sendo isto já implicará utilizar 8 GPUs Nvidia e 8 GPUs AMD. Para o final do ano está prometido um novo driver da AMD que permitirá tirar partido dos 19 GPUs, mas do lado da Nvidia para se utilizarem mais de 13 GPUs será obrigatório usar placas com GPUs específicos para esta função (P106).

A BIOS da board também conta com funcionalidades criadas especificamente para o efeito, permitindo ver imediatamente se todos os GPUs estão a trabalhar correctamente, indicando também de forma visual a posição dos que tiverem algum problema.

Só falta saber qual será o preço desta board, mas no mínimo terá que ser competitivo face a comprar 3 ou 4 motherboard "normais"...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)