2017/08/04

Play Store ganha mais notificações


As notificações estão a tornar-se numa praga impossível de controlar, e a mais recente actualização da Play Store vem demonstrar que nem o próximo Android O será capaz de resolver o problema.

O futuro Android O virá com um novo sistema de notificações por canais e categorias, com o qual se esperaria que a gestão das notificações fosse simplificada, mas o que podemos ver pela mais recente actualização da Play Store com notification channels, é que teremos um sistema cada vez mais complexo de gerir.

À partida, tudo parece bastante simples, com a app a disponibilizar opções para se activarem ou desactivarem notificações referentes a coisas como: actualizações disponíveis, apps actualizadas, segurança e manutenção, alertas, coisas de alta-prioridade, e coisas "não categorizadas". Mas, demonstrando que a gestão das notificações é uma autêntica confusão, temos outro ecrã dedicado às notificações onde podemos seleccionar se queremos notificações para as actualizações disponíveis, feitas automaticamente, promoções, e apps pré-registadas. Algumas destas opções são comuns, outras só existem num lado, outras só existem no outro...

A overdose de notificações é tal que, no meu smartphone Android as notificações são tantas que já deixaram de fazer sentido (deixo-as acumularem-se até me lembrar de as limpar todas sem prestar atenção ao que dizem), e no iOS as ter desligado praticamente todas, excepto umas poucas que considero essenciais (sim, também o poderia fazer de forma fácil no Android.) ... E pensar que ainda me lembro dos tempos em que não havia notificações nos smartphones... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)