2017/08/04

BiglyBT quer dar seguimento ao Azureus e Vuze (sem publicidade)


O velhinho cliente de torrents Azureus está a demonstrar ter mais vidas que um gato, e depois de se ter transformado no Vuze entra agora numa nova fase com o BiglyBT.

O BiglyBT é um cliente de torrents criado por dois ex-developers do Vuze e Azureus que, desanimados com a falta de evolução do projecto, decidiram regressar ao trabalho, voltando a pegar no velhinho Azureus como base de trabalho, tal como tinha acontecido com o Vuze.

Os objectivos deste "novo" projecto irão agradar seguramente à comunidade de fãs dos projectos anteriores, pois a promessa é de que o projecto continuará a ser completamente open-source e - talvez mais importante - livre de publicidade e da obrigação de instalar software indesejado adicional. Pelo caminho também ficam funcionalidades extra consideradas desnecessárias, como a gravação de DVDs.

Embora os clientes de torrents estejam a cair em desuso devido ao streaming, continuam a ser uma das formas mais eficientes de distribuir conteúdos - nenhum outro método permitiria a uma pessoa disponibilizar algo a milhões de pessoas a partir do seu computador pessoal, sem necessidade de usar serviços ou servidores externos. Mesmo tendo que competir com muitos outros clientes de torrents, parece-me que as perspectivas são boas para este BiglyBT que está disponível para Windows, MacOS e Linux, e brevemente também em Android (e todos eles open-source).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)