2017/08/05

SpaceX e Boeing querem levar astronautas para o espaço em 2018


Desde 2011 que os EUA só conseguem enviar astronautas para o espaço "à boleia", mas isso deverá mudar já no próximo ano, com a SpaceX e a Boeing a dizerem que as suas cápsulas estão quase prontas.

Com o encerramento do programa Space Shuttle em 2011 os EUA ficaram sem capacidade de enviar astronautas para o espaço, tendo que o fazer à custa de dispendiosas boleias russas. Mas agora temos uma nova versão de uma mini-corrida espacial, entre a SpaceX e a Boeing, que dizem ter tudo a postos para testar e começarem a enviar astronautas para a ISS já em 2018.

Do lado da SpaceX, que vai somando lançamentos bem sucedidos (de carga), isso será feito com a cápsula Dragon 2; do lado da Boeing a aposta recai sobre o CST-100 Starliner. Em ambos os casos tratam-se de naves espaciais cuja ambição irá para além de meramente transportar astronautas até à ISS, permitindo missões de ida até à Lua... e eventualmente até Marte.

Se tudo correr bem, a SpaceX espera lançar os primeiros astronautas em Junho, com a Boeing a fazê-lo em Agosto. Mas considerando que estamos a falar de vidas humanas, com os consequentes cuidados redobrados, já se sabe que facilmente esses prazos possam derrapar. Ainda assim, esperemos que tal não aconteça, e que estes lançamentos bem sucedidos permitam manter o objectivo de levar dois "turistas" até à Lua até final de 2018.

2 comentários: