2017/08/04

Play Store vai dar preferência a apps Android de qualidade


Os resultados das pesquisas de apps na Play Store da Google vão passar a ter em consideração a qualidade das mesmas.

Com "milhões" de apps disponíveis, o problema nas app stores passa a ser o de diferenciar as apps de qualidade das apps "sem interesse". Embora existam dezenas de apps que dispensem apresentações e que praticamente todos os utilizadores instalam , as coisas complicam-se quando se procura algo menos comum, e que nos atira para uma lista de dezenas ou centenas de apps, muitas delas parecendo clones umas das outras. O número de downloads e a classificação dada pelos utilizadores seria um bom indicador para as diferenciar, mas isso é algo que pode ser facilmente manipulado com downloads e avaliações compradas - algo extremamente fácil de fazer no caso de apps que tenham apenas alguns milhares de downloads.

Por isso, a Google vai passar a usar alguns critérios que não podem ser manipulados, para determinar a classificação dessas apps nos resultados das pesquisas. Tal como na web a Google já tem em conta a velocidade de carregamento de uma página, também na Play Store serão considerados factores como o número de crashes das apps, utilização do CPU, consumos, etc.

O resultado que se espera obter é de que, para os utilizadores que procuram apps, possam mais rapidamente encontrar apps que sejam aquilo que procuram (em vez de os fazer experimentar dezenas de apps de fraca qualidade); e para os developers, promover o desenvolvimento de apps que possam estar à altura das expectativas em vez de criarem apps em volume, com a ideia de que "qualquer coisa serve"...

3 comentários:

  1. Finalmente, critérios mais racionais para ajudar no momento crítico que é o de escolher uma 'app'.

    ResponderEliminar
  2. Já não era sem tempo meter alguma regra nas apps da PlayStore... metade do que lá está é lixo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só metade? Penso que 2/3 poderiam muito bem desaparecer que ainda ficava com muita tralha dispensável...

      Eliminar