2017/08/16

Qualcomm Spectra adiciona um "Kinect" aos smartphones


Depois da moda das câmaras duplas é natural que o próximo passo nos smartphones seja a utilização de câmaras realmente "3D", e a Qualcomm já tem várias opções que permitem adicionar um "Kinect" aos dispositivos mobile.

Como parte do seu Spectra Module Program a Qualcomm disponibiliza aos parceiros opões para integração de câmaras 3D em smartphones e tablets, sendo que a versão de topo recorre a um sistema em tudo idêntico ao que era utilizado pelo Kinect, com um iluminador IR que projecta um padrão de pontos invisíveis à vista humana que permitem ao sistema determinar a distância dos objectos com alta resolução.

Ao contrário do sistema de duas câmaras actual, em que a informação 3D é estimada com precisão reduzida (suficiente para algo como a simulação do efeito de profundidade de campo, mas pouco mais) aqui temos uma imagem realmente 3D em tempo-real, que poderá ter vantagens em múltiplas áreas, como realidade aumentada / virtual, etc.

Deveremos começar a ver este módulo chegar ao mercado no próximo ano, sendo que o ponto crítico será ter uma plataforma de software que facilite a sua utilização (a Google terá o Tango, se o decidir ampliar a mais dispositivos; a Apple poderia integrar isto no ARKit).


... Outro módulo interessante desta família Spectra da Qualcomm é uma câmara frontal para reconhecimento de íris que até consegue funcionar quando o utilizador está a usar óculos escuros...



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)