2017/08/11

Smartphones poderão fazer chamadas mesmo sem bateria


O sonho de ter um smartphone com autonomia ilimitada poderá estar mais perto do que se pensava... mas apenas para fazer chamadas e pouco mais.

A (falta) de autonomia é um dos principais problemas dos smartphones actuais - a não ser que não se importem de andar com um "tijolo" - e por isso há muito que se vão explorando novas formas de resolver o problema, como a técnica que recorre ao aproveitamento dos próprios sinais de rádio para gerar energia.

A técnica não é nova, mas o problema é que a energia que se pode recuperar usando este sistema é bastante diminuta, sendo negligenciável para as necessidades de um smartphone moderno... No entanto, há investigadores que dizem que poderia ser útil para manter um smartphone em funcionamento num modo de ultra-poupança de energia (como alguns já vão disponibilizando) com acesso às funções básicas, como envio de mensagens ou até fazer telefonemas de curta duração.

Considerando que a alternativa seria ter um pedaço de tecnologia completamente inútil assim que ficar sem bateria, a perspectiva de ter sempre acesso a este modo de funcionamento reduzido, seria uma notícia excelente; e por outro lado permitiria também criar telemóveis de custo ainda mais reduzido, que até dispensassem completamente a bateria, apenas para efeito de receber/enviar mensagens.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)