2017/08/29

Xiaomi prepara smartphone A1 com Android One


A Xiaomi está a trabalhar com a Google para nos trazer um smartphone com Android One que muito bem poderia tornar-se no sucessor dos antigos Nexus.

Actualização: o Mi A1 já é oficial.

A Xiaomi é uma marca que tem atraído cada vez mais interessados, mas muitos deles não são particularmente fãs do seu MIUI e prefeririam ter um smartphone com um Android mais próximo da versão standard... e é precisamente o que deverá acontecer com o novo Mi A1 com Android One.

O Android One é o programa lançado pela Google que pretendia acabar com a falta de actualizações dos Android, sendo que os smartphones com Android teriam direito a actualizações directamente da Google. Embora não tenha tido o impacto que se esperava (em parte devido a ter sido aplicado a equipamentos com características mais modestas) continua a ser um importante ponto "a favor" para todos os que valorizem um Android standard sem adulterações por parte dos fabricantes.

No caso do modelo da Xiaomi os últimos rumores apontam para que este A1 possa adoptar um design com ecrã total.


No entanto, suspeito que estas imagens sejam referentes ao próximo Mi Mix 2 e que a Xiaomi prefira manter esse modelo como exclusivo MIUI (embora disponibilizá-lo com Android One fosse uma forma bastante eficiente de o tornar mais apelativo no resto do mundo). Uma opção que me parece bastante mais provável seria aplicar o Android One a um modelo como o Mi 5X...

Seja como for, a combinação de smartphones Xiaomi com Android One seria certamente imbatível, e poderia muito bem fazer reviver os "bons velhos tempos" tempos dos Nexus 4 e Nexus 5, quando a Google ainda nos fazia chegar smartphones de referência a preços bastante competitivos.

Actualização: o Mi A1 já é oficial.

3 comentários: