2017/09/05

Xiaomi Mi A1 vem com Android One e câmara dupla


Os rumores de que a Xiaomi estaria a preparar um smartphone com Android One confirmaram-se, e mesmo não sendo o modelo sem margens que alguns esperavam (isso será reservado para o Mi Mix 2) é um smartphone que até vem com câmara dupla e seguramente não vai desapontar.

A Xiaomi já conquistou fama mundial com os seus smartphones que combinam uma excelente qualidade de construção com um preço bastante competitivo, e não faltam fãs do seu MIUI; ainda assim, há muitos outros fãs que apreciam os seus produtos mas prefeririam que os mesmo viessem equipados com um Android sem modificações, e é precisamente isso que agora podem ter com o Mi A1.

O Xiaomi Mi A1 é um smartphone com características que agora se vão tornando cada vez mais comuns (na prática é um Mi 5X), com ecrã Full HD de 5.5", Snapdragon 625, 4GB+64GB, câmara dupla de 12MP+12MP (uma com lente 2X), câmara frontal de 5MP, bateria de 3080mAh e sensor de impressões digitais na traseira - mas que reserva a sua principal diferença para o facto de vir com Android One.

Ter um Android "puro" com actualizações directas da Google faz com que, neste momento, seja lançado com Android 7.1.2, mas já esteja garantida a actualização para Android 8.0 Oreo até ao final deste ano - e a Xiaomi vai ainda mais longe, adiantando já que também será um dos primeiros smartphones a receber o próximo Android P no próximo ano.

Este é um smartphone cujo principal mercado será a Índia, onde estará disponível por 14999 rupias (cerca de 196 euros) mas que a Xiaomi também irá disponibilizar em dezenas de países por todo o mundo, incluindo alguns Europeus como a Grécia, Polónia, República Checa, etc. Infelizmente, Portugal não está na lista, pelo que os interessados continuarão a ter que recorrer ao mercado paralelo - algo a que já estarão habituados.


É pena... teria sido uma oportunidade de luxo trazer o Mi A1 de forma oficial para o nosso país, onde até mesmo com um preço de 240-250 euros não teria tido dificuldade em atrair clientes e contribuir para dar maior visibilidade ao Android One.

Actualização: já está disponível por 189 euros! :)

16 comentários:

  1. Quando estiver disponivel nos mercados paralelos avisem pff que quero um :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já está à venda na Powerplanet por € 253 e com entrega prevista para a semana.

      Eliminar
  2. Mas é curioso que na Europa puseram na lista oa países considerados mais pobres mas não consideram Portugal como um deles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comparado com a maior parte desses paises Portugal e definitivamente mais abonado.

      Eliminar
    2. ... ou pelo menos é a ilusão de que nos tentam convencer... :)

      Eliminar
    3. Vendem-se demasiados telemóveis caros em Portugal para ser considerado um país pobre em smartphones :P
      Mas tenho a impressão que este vai ser o tel que vou passar a aconselhar. Infelizmente andei anos á espera a desaconselhar xiaomi unicamente pelo facto de ter o Android demasiado alterado, e muito recentemente 2 familiares acabaram poor comprar o Red mi Note 4 e estão muito satisfeitos mas iriam ficar mais com este termnal..

      Eliminar
  3. Na Europa, são países mais " pobres" as tantas pelo seu baixo poder de compra... Digo eu

    ResponderEliminar
  4. Pelas imagens oficiais (https://www.android.com/one/), este parece ter teclas físicas. É pena, pois há muito que os oficiais da google usam teclas virtuais, incluindo o Android One (2014).

    ResponderEliminar
  5. Tem um contra, não suporta o nosso 4G, apenas tem a nossa B3...

    ResponderEliminar
  6. Mi Mix 2 com stock Android é o que eu quero!!!

    ResponderEliminar
  7. Vai ter Português de Portugal? Versão Internacional? Podiam-me explicar sff, obrigado 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela minha experiência, o suporte para línguas depende unicamente do Android, pelo que tem PT-PT independentemente do mercado. O único problema em termos de importação seria mesmo as bandas GSM, visto que cada país apresenta uma rede ligeiramente diferente, e pelo que tenho lido, este não terá 4G quando usado cá.

      Eliminar