2017/09/05

Android 8.0 Oreo ganha ringtones acessíveis


Ao fim de quase uma década, um utilizador que compre um smartphone com Android 8.0 não irá ficar intrigado ao visitar a secção de escolha dos tons e melodias de toque quando recebe uma chamada, por só lhe apresentar uma lista de toques vindos de origem.

Vai parecer caricato, mas uma das novidades do Android 8.0 é a possibilidade dos utilizadores escolherem o ringtone que bem entenderem - o tipo de coisa que alguns utilizadores se recordarão de ser daquelas coisas fáceis de fazer nos telemóveis "pré-smartphones". É certo que o Android sempre suportou toques adicionais escolhidos ou criados pelo utilizador, mas para isso tinham que usar uma app para os adicionar, ou saber que deveriam colocar o ficheiro MP3 (ou OGG)  na pasta respectiva.

Com o Android 8.0 Oreo, o processo fica - finalmente! - bastante mais simples, pois a secção de escolha do ringtone inclui a prática opção de "adicionar um novo ringtone". Ou seja, bastará escolher o ficheiro MP3 que se quer utilizar como toque e pronto, já não há preocupações adicionais nem necessidade de andar a mexer no sistema de ficheiros ou arriscar usar uma app que poderia arriscar-se a subscrever um serviço de €5 por semana de ringtones.

É certo que ainda irá demorar mais um ano (ou mais) até que o Android 8.0 comece a ter alguma expressão no mercado, pelo que esta vantagem dos ringtones ainda não irá facilitar a vida à maioria dos utilizadores; mas considerando que o Android foi oficialmente lançado em Setembro de 2008, podemos dizer que lá para finais de 2018, ao fim de 10 anos, finalmente o Android fará aquilo que deveria ter feito logo desde o primeiro dia. ;P

5 comentários:

  1. Não sei que tipo de soluções costumam usar, mas eu já há vários anos que tenho como aplicação obrigatória o Rings Extended. Com esta solução consegui sempre definir o ringtone sem ter que andar com "hacks" ou trabalhos para dar a volta ao sistema (nem precisa de root).
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. eu praticamente sempre tive motorolas ou nexus entao o toque carateristico sempre ficou escolhido.mas de resto e mudar a musica para a pasta ringtones e prontos, so fiz isso no moto g2 da minha sobrinha mas penso que deve ser igual em todos.

    ResponderEliminar
  3. Há mts anos que tenho duas pastas Ringtones e Notifications.
    A cada reset é só copiar para cima.
    Sempre usei os sons que quero.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar