2017/09/08

ASRock lança router WiFi X10 com ZigBee e IR


O interesse pelos dispositivos inteligentes começa finalmente a espalhar-se por todo o lado, e a ASRock avança com um router WiFi com ZigBee, permitindo um mais fácil acesso a este mundo sem necessidade de comprar um gateway adicional.

Embora muitos dispositivos inteligentes (como lâmpadas ou tomadas) estejam a optar por incluir WiFi, continuam a existir muitos outros em que a opção mais adequada é recorrer ao ZigBee, sistema concebido de raiz para ter consumo ultra-reduzido e que se torna de particular interesse para módulos que funcionem com baterias, como sensores de movimento, de temperatura, de abertura de portas, etc. Mas, para se poder comunicar com esses dispositivos é preciso um gateway, e embora alguns já estejam disponíveis a preços bastante acessíveis (como o da Xiaomi) é sempre mais uma caixa extra que se tem que ter em casa... e que melhor seria se já estivesse incluída de origem nos routers que utilizamos.

Foi precisamente isso que a ASRock fez no seu router X10 que para além do tradicional WiFi também integra ZigBee e IR. Este router Gigabit tem WiFi ac dual-band, 4 + 1 portas GbE, uma porta USB 2.0 e uma porta USB 3.0. A inclusão de IR e ZigBee permitem que seja utilizado para comunicar com todo o tipo de módulos ZigBee, assim como controlar equipamentos que possam ser controlados com os tradicionais controlos remotos IR (neste caso, tendo que se ter cuidado com o seu posicionamento para que os IRs possam chegar ao equipamento a controlar).

Como última nota, apenas a infelicidade do nome escolhido, pois poderá induzir em erro utilizadores que pensem que o router também sirva de gateway para comunicações X10 (via powerline). Embora seja uma tecnologia ultrapassada e que já não se recomende (face ao ZigBee, WiFi, etc.) seria interessante para efeitos de compatibilidade com quem já tiver muitas dezenas destes módulos (por exemplo, os meus módulos de estores ainda são X10 e não faço ideia de os trocar tão cedo, a não ser que se venha a tornar absolutamente necessário.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)