2017/09/21

Control Center do iOS 11 não desliga Bluetooth nem WiFi


O iOS 11 veio com diversas novidades (incluindo o ARKit) mas o novo Control Center poderá iludir os utilizadores em erro quando pensarem que estão a desligar o WiFi ou Bluetooth.

O novo Control Center do iOS 11 vem com mais funcionalidades que nunca, permitindo que os utilizadores possam configurar quais as funções que desejam ter sempre à mão, e entra as quais se encontra - obviamente - a possibilidade de "desligar" o WiFi e Bluetooth. Ou pelo menos, isso pensará a maioria dos utilizadores, pois na realidade não é bem assim.

Na verdade, a opção de desligar o WiFi e Bluetooth não desliga efectivamente o WiFi ou Bluetooth; limitando-se a desligar o iPhone / iPad das redes e dispositivos a que estiver ligado nesse momento, mas mantendo o WiFi e BT operacional.

Isto para que, como a Apple explica na sua documentação oficial, o equipamento possa continuar a usufruir de um conjunto de funcionalidades que a maioria dos utilizadores pensará estarem sempre disponíveis, incluindo coisas como o AirDrop, AirPlay, ligação ao Apple Watch e Apple Pencil, serviços de localização, Handoff, etc. e que dependem destas ligações. Ainda assim, teria sido conveniente a Apple ter encontrado uma forma um pouco mais clara de transmitir esta informação aos utilizadores, pois a grande maioria deles irá assumir que ao desligar o WiFi e BT no Control Center, estará realmente a desligar esses sistemas. Coisa que só acontecerá se isso for feito através dos Settings.

Outra curiosidade, caso "desliguem" estas funções no Control Center, as mesmas são reactivadas novamente em caso de reiniciarem o iPhone ou iPad... e também às 5 da manhã! Por isso, não pensem que alguém vos anda a mexer secretamente no iPhone quando desligam o WiFi ao ir dormir para descobrirem que, de manhã, está novamente activado.

5 comentários:

  1. Isto faz sentido a partir da recomendação da Apple - manter sempre o Wi-Fi e o Bluetooth ligados para tirar o máximo proveito das funcionalidades do iPhone, sem preocupações com o consumo de energia. Se não está a ser usado, mesmo que esteja ligado, não gasta.

    O que fazem os botões do WF e BT da central de controlo foi explicado pela Apple. Muitos utilizadores preferiam que fosse diferente? São opções. Eventualmente uma opção Force Touch no botão - "desligar equipamentos ligados" / "desligar totalmente" resolvia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Apple explica, mas é daquelas explicações que não satisfaz... especialmente quando muda o comportamento de algo que se assume fazer (e que fazia, nas versões anteriores).
      Eles, sendo especialistas nos detalhes, certamente conseguiriam encontrar uma forma de diferenciar entre o desligar e o "desconectar" que estes botões agora fazem.

      ... Para não falar do re-ligar automático às 5 da manhã... Afinal, quem é que manda? :)

      Eliminar
    2. Vai-se às definições e desliga-se :)
      A questão aqui é a ideia de manter o WF e o BT sempre ligado ser um bocado "assustativa" para o pessoal que vive com receio de ficar sem bateria.
      Normalmente desligo os dois (permanentemente) quando não preciso de os usar. Mas conheço quem não desliga.
      Tenho que experimentar para ver o que acontece ao consumo de bateria.

      Eliminar
  2. Desligado [até de madrugada].

    ResponderEliminar