2017/09/08

Data Dollar Store vende produtos em troca de informação privada


Estamos habituados a partilhar informação sobre nós de forma implícita quando usamos serviços na internet, mas uma iniciativa da Kaspersky Labs obriga a repensar o valor que se dá (ou não se dá) a esses dados, abrindo uma loja onde isso vale como moeda para comprar produtos físicos.

Esta Data Dollar Store é uma loja temporária em Londres onde se podem comprar coisas como t-shirts e canecas, mas que em vez de dinheiro só podem ser pagas com dados pessoais. Por exemplo, podemos comprar uma caneca pagando com três fotos à nossa escolha ou capturas de ecrã do WhatsApp, SMS e email; quem quiser a t-shirt já terá que pagar com as últimas três fotos no seu smartphone (sem poder escolher quais são); e quem quiser um quadro, então terá que aceitar passar o smartphone a um dos funcionários, para que possa mexericar nele como bem entender e seleccionar cinco fotos à sua escolha ou três screenshots que decida tirar.

Mesmo considerando que a esmagadora maioria das pessoas se enquadra na categoria do "não tenho nada a esconder", a verdade é que uma experiência deste tipo depressa nos faz repensar se estaremos dispostos a ceder a nossa privacidade a um desconhecido... Certamente ninguém se importará de trocar três fotos de pratos de comida por algo que queira comprar, mas se calhar já não aceitaria que isso fosse feito com fotos dos seus filhos, familiares ou amigos - nem à custa de screenshots de algumas mensagens trocadas no WhatsApp ou via SMS.

... Sem dúvida que é uma excelente iniciativa e experiência que poderá ajudar a melhor compreender o valor da privacidade, que tantas vezes é desprezada e desbaratada, ao ponto de parecer não ter valor. Mas isso poderá não passar de uma ilusão que interessa manter por quem lucra com ela; da nossa parte há que começar a tomar consciência, e no caso de estarmos dispostos a ceder alguma privacidade... ao menos que seja bem paga.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)