2017/09/04

Ecrã OLED do LG V30 com problemas de qualidade?

Com o seu novo V30 a LG traz-nos finalmente um smartphone que parece ter tudo para conquistar o mercado, mas a estreia dos seus ecrãs OLED mostra que ainda há melhoramentos a fazer para apanhar a sua concorrente Samsung.

A LG pode liderar o mercado dos ecrãs OLED no segmento dos televisores, com ecrãs de referência que não dão hipótese a qualquer LCD (nem mesmo os QLED da Samsung), mas no segmento mobile é a Samsung que tem dominado com ecrãs OLED que a cada ano vão elevando cada vez mais a fasquia da qualidade (o recente Note 8 volta a receber o galardão do melhor ecrã de sempre).

Infelizmente, parece que não será já nesta primeira geração de ecrãs OLED que a LG irá competir com a Samsung, pois o LG V30 parece sofrer de problemas bem visíveis a nível de uniformidade de cor no seu ecrã OLED.


O V30 recorre a um ecrã P-OLED de 6" (2880x1440) da própria LG, e é o primeiro modelo de volume a usar estes ecrãs - se excluirmos os "experimentais" LG G Flex e Flex 2 de há uns anos. Mas tal como esses modelos mais antigos, este novo ecrã OLED continua a ter problemas a exibir cores de forma uniforme, notando-se diferenças de luminosidade e tonalidade ao longo do ecrã que se tornam aparentes quando colocado lado a lado com um ecrã da Samsung.

É certo que aqui se estava a ver uma unidade de pré-produção, mas tendo em conta que se tratará de um problema de fabrico, não será de esperar que a LG consiga corrigir o problema nos V30 de produção (embora talvez o consiga minimizar com um processo de calibração mais minucioso).

Ainda assim, importará referir que é um problema que não deverá ser muito perceptível em utilização normal, e que a maioria dos utilizadores continuará a apreciar as cores vibrantes e contraste "infinito" do ecrã OLED face aos modelos com ecrãs LCD. É apenas um sinal de que a LG terá que aplicar-se um pouco mais para fazer frente à Samsung nos ecrãs OLEDs nos smartphones (e esperemos que em breve também o faça nos tablets).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)