2017/09/04

Google Search para iOS ganha tópicos do momento


Fazer alterações em apps utilizadas por milhões de pessoas é sempre arriscado, mas a Google acha que se justifica trazer para o iOS a funcionalidade dos tópicos do momento que estreou no Android o ano passado (e que gerou bastantes críticas).

Quando os utilizadores de iOS forem pesquisar por algo na app da Google, para além de verem algumas das suas pesquisas mais recentes, verão uma uma nova secção "What's Trending" com os tópicos mais pesquisados do momento, o que poderá servir como uma mini resumo das notícias da actualidade.

É uma funcionalidade que se pode considerar positiva, mas que nem toda a gente apreciou quando foi lançada na versão Android, obrigando a Google a disponibilizar uma opção para a desactivar nos settings da app. Foi uma lição aprendida para a versão iOS, que também já inclui esta opção, para que quem não gostar de ver essas sugestões as possa desactivar.

Supostamente estes tópicos deveriam ter em conta a localização do utilizador, mas de momento as sugestões parecem estar a ser feitas com base nos tópicos dos EUA (talvez seja algo que a Google vá melhorar ao longo das próximas semanas - ou então não).

Outra melhoria da app é que se passa a ter resultados instantâneos para muitas pesquisas de coisas que estejam na sua base de conhecimento (knowledge graph) enquanto se está a escrever a pergunta, assim dispensando a necessidade de "fazer a pesquisa" ou abrir uma página web para ver o resultado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)