2017/09/24

Free Viewpoint Video da Canon deixa ver jogos de futebol de qualquer posição


Os jogos de futebol têm recebido inúmeras melhorias a nível de captação de imagem ao longo das últimas décadas, mas a Canon acha que se deve ir ainda mais longe e criou um sistema que permitirá a qualquer pessoa poder assistir a um jogo de futebol de qualquer ponto que deseje: até mesmo do ponto de vista de um jogador ou da bola.

Dos tempos em que se tinha apenas um reduzido número de câmaras em posições fixas, aos mais recentes sistemas de câmaras suspensas que podem atravessar um estádio de uma ponta à outra, muito se tem feito para permitir captar imagens do maior número possível de ângulos. Mas com o Free Viewpoint Video da Canon isso torna-se irrelevante, pois passa a ser possível controlar como e de onde se quer ver o jogo, quase como se se estivesse a controlar uma câmara virtual num jogo de computador.

O sistema utiliza múltiplas câmaras de alta-resolução espalhadas pelo estádio, podendo reconstruir o cenário digitalmente em alta-qualidade e permitindo vê-lo a partir de qualquer perspectiva que se deseje.

... Não será preciso muito para imaginar que, um dia que os óculos digitais com câmaras se tornem populares entre número significativo da população (para além de todas as câmaras de vigilância espalhadas pelas cidades, este mesmo tipo de coisa seria tecnicamente possível de fazer para coisas no mundo real, permitindo-nos recriar como algo teria acontecido em qualquer local (com quantidade suficiente de pessoas câmaras para recolher essa informação) em qualquer altura.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)