2017/09/24

Relógio com ar condicionado chega ao Kickstarter


Quando se pensava que os smartwatches eram o expoente máximo da tecnologia no pulso, eis que nos chega o Aircon Watch - um projecto que promete criar um relógio com "ar condicionado de pulso".

A ideia do Aircon Watch pode parecer ridícula para muitos, mas tem alguns argumentos técnicos válidos; como qualquer pessoa que esteja habituada a refrescar-se nos dias de calor deixando correr água fria sobre as mãos e pulsos poderá atestar.

Este "relógio" tem um sistema que lhe permite regular a temperatura de um elemento que fica em contacto com o pulso, e através disso "enganar" o sistema de controlo de temperatura do nosso corpo, contribuindo para uma mais rápida sensação de frescura ou calor - conforme se deseje.

Embora os criadores do projecto não entrem em grandes detalhes quanto à tecnologia utilizada, parece-me ser algo muito próximo de um elemento peltier, que permite transferir energia térmica usando electricidade; pelo que não seria nada de novo ou "impossível" de criar. A grande questão é se, na prática, o sistema consegue ter a eficácia pretendida e a eficiência em termos energéticos para não ficar sem bateria ao fim de um período reduzido de utilização (eles já alertam que o sistema funciona em ciclos de 15 segundos ligado/desligado).

Para os que quiserem apostar neste projecto, os preços começam nos 67 euros, com entrega prometida já para Dezembro deste ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)