2017/09/04

Qualcomm 9150 C-V2X dá as comunicações aos carros inteligentes


Hoje em dia estamos todos ligados, mas também os automóveis terão que o estar para concretizar o sonho dos automóveis autónomos e fazer desaparecer os acidentes das estradas - e a Qualcomm quer estar bem no centro disso com o seu novo chipset para automóveis conectados.

Há muito que se fala da possibilidades dos automóveis comunicarem entre si para trocarem informações, ou de comunicações entre carros e sinais de trânsito. O chipset Qualcomm 9150 C-V2X faz tudo isso e muito mais, sendo um verdadeiro chipset de comunicação entre o carro e "tudo o resto": não só outros veículos e sinais de trânsito, como também peões e tudo o mais que vier a ser necessário.

O chipset permite comunicações directas nos 5.9GHz, nos modos vehicle-to-vehicle (V2V), vehicle-to-infrastructure (V2I) e vehicle-to-pedestrian (V2P) dispensando a necessidade de um cartão SIM; mas também suporta comunicações 4G e 5G, e o obrigatório sistema de recepção de satélites para navegação (GPS, Galileo, etc.).


A ideia é que com tudo isto, os carros possam ter uma melhor percepção de tudo o que os rodeia, podendo sinalizar quando estão parados numa fila ou fizeram uma travagem de emergência, assim como saber se está um carro "ao virar da esquina" (coisa que nunca seria detectada por câmaras, radar ou LIDAR).

Eu já imagino que será uma questão de tempo até que algo assim se expanda também aos dispositivos móveis, como uma evolução/complemento do Bluetooth e WiFi, e que também permita criar uma rede local entre smartphones, wearables e outros, para partilharem informação entre si (levando ao extremo, quase se poderia criar uma rede "mesh", em que todos estes dispositivos fossem a própria infraestrutura da rede...

Até lá, teremos que aguardar pelo segundo semestre de 2018 até este chipset da Qualcomm ficar disponível para começar a ser testado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)