2017/10/12

Amazon Echo passa a identificar utilizadores pela voz


Demorou cerca de meio ano, mas finalmente a Amazon deu ao Echo a capacidade de reconhecer diferentes utilizadores pela sua voz, tal como a Google tinha feito no Google Home em Abril.

Para este tipo de dispositivos que ficam em nossa casa à escuta, a capacidade de reconhecer e diferenciar entre múltiplas pessoas torna-se em algo essencial: sendo que se assim não for se arriscam a começar a ver apontamentos ou eventos de coisas introduzidas pelos filhos, ou que nas sugestões de vídeos e músicas comecem a ver música infantil.

No caso dos Amazon Echo (esta funcionalidade fica disponível para o Echo, Echo Dot e Echo Show) esta funcionalidade requer que cada utilizador leia 10 frases em voz alta, para que a Alexa possa criar um perfil de identificação de cada utilizador. Depois de criado esse perfil, esse reconhecimento será efectuado em qualquer outro dispositivo Echo associado à mesma conta (e até mesmo nalguns equipamentos de outros fabricantes que tenham os serviços da Alexa integrados).


Por agora a separação dos serviços por utilizador aplica-se apenas às chamadas/mensagens, compras, e Amazon Music Unlimited Family Plan, mas a Amazon diz que a gama de serviços "individualizados" irá aumentar ao longo do tempo.

... Obviamente, tudo isto continua a ser de pouco interesse para o público português que não estiver disposto a falar em inglês para interagir com estes equipamentos.

2 comentários:

  1. Ou então até tem interesse para quem prefere falar em inglês do que se levantar do sofá para acender as luzes ou qualquer outra tarefa controla por domotica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "... pouco interesse para o público português que não estiver disposto a falar em inglês"... fica implicitamente assumido que tem interesse para quem estiver disposto a isso. :)

      Eliminar