2017/10/14

Como transformar um Sonoff num dimmer


Os módulos Sonoff são os melhores amigos de quem quer automatizar a sua casa, e devido ao seu custo ultra-reduzido tornam-se também bastante atractivos para alguns projectos complementares: como a criação de um dimmer rotativo adaptado para lâmpadas inteligentes.

Já por diversas vezes referimos que, embora o propósito de uma casa inteligente seja libertar o utilizador das operações rotineiras que possam ser automatizadas, em muitos casos há que estar consciente de que ter um botão físico na parede para controlar algo como uma lâmpada é bastante mais prático do que a ilusão de o poder controlar através de uma app. O projecto que vos trago hoje pega precisamente nesse conceito para manter um dimmer tradicional rotativo na parede, mas que poderá ser integrado com um sistema como o Home Assistant para controlar lâmpadas inteligentes.

Embora fosse possível criar tudo de raiz, também o criador deste projecto reconheceu que é bem mais simples pegar num módulo Sonoff (que por vezes até podem ser apanhados a 4 euros), pois já traz praticamente todo o hardware que se necessita - sendo apenas necessário adicionar um encoder rotativo (que também tem um custo reduzido). O processo de transformação do módulo Sonoff num dimmer é também facilitado pelo recurso ao ESPEasy para a criação do firmware.

Ter apenas em consideração que não estamos a transformar o Sonoff num "dimmer" para lâmpadas tradicionais: o módulo continua a fornecer os 220-240V contínuos, mas agora actuando também como controlador adicional que poderá enviar um comando de 0-100% para o Home Assistant, e que poderemos direccionar como comando de intensidade para uma qualquer lâmpada LED inteligente (ou fita LED, etc.)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)