2017/10/06

Facebook acaba com emojis do Messenger


Depois de insistir num conjunto diferenciado de emojis para o Messenger, o Facebook reconhece que foi um erro e passa a adoptar os mesmos emoji que usa nos restantes serviços.

A ideia de que um emoji pode servir como forma de comunicação universal só é válida se definirmos que o mesmo símbolo é apresentado da mesma forma em todo o lado. Como se não bastassem os problemas de variações entre plataformas, o Facebook insistia em complicar ainda mais, mantendo dois conjuntos independentes de emojis: um para o Messenger e outro para o Facebook. Coisa que felizmente é resolvido com o fim dos emoji feitos para o Messenger.

Quem utilizar o Messenger em Android ou na web terá acesso aos emoji usados pelo Facebook; quem usar o Messenger em iOS irá utilizar os emoji standard disponibilizados pelo sistema (isto pode fazer com que haja algumas discrepâncias, mas a Apple já prometeu uma actualização com todos os novos emoji recomendados, até ao final do ano).

Isto vem resolver casos em que um utilizador poderia deparar-se com dois emojis diferentes, lado a lado, consoante estivesse a olhar para uma página do Facebook no browser ou para uma página do Messenger na web; e, no fundo, também vem poupar o trabalho de manter dois conjuntos distintos de emojis. (E para quem considerar que isto são pormenores sem importância, há 5 mil milhões de emojis trocados no Messenger diariamente que parecem demonstrar o contrário! :)

1 comentário:

  1. Vejo que a notícia é antiga mas o meu só mudou agora, tem jeito que eu possa arrumar isso?

    ResponderEliminar