2017/10/19

Huawei promete actualizações Android mais rápidas

Ter equipamentos com hardware e design atractivo é importante, mas a questão das actualizações atempadas também é essencial - e nesse aspecto a Huawei compromete-se a fazer melhor.


A Huawei fez evoluções notáveis ao longo dos últimos anos nos seus equipamentos, na sua missão de ser líder na tabela de venda de smartphones. Os seus equipamentos há muito que apresentam um design e qualidade cada vez melhor, a interface EMUI está mais madura e adaptada ao mercado ocidental, a parceria com a Leica tem permitido apresentar câmaras cada vez melhores, e a sua NPU quer liderar o processo de desenvolvimento da inteligência artificial. Há contudo um aspecto em que a Huawei ainda tem muito que melhorar: as actualizações.

Já por diversas vezes criticamos a política da marca chinesa nesta área; com os tempos mais recentes a darem esperanças numa mudança: o Mate 9 foi lançado com o Android 7 Nougat pouco tempo após ter ficado disponível, e já tem um programa de testes com Android 8 Oreo. Mudança que foi confirmada por Chenglu Wang, Presidente da área de Software Engineering da Huawei, que revelou que a empresa está empenhada em melhorar a questão das actualizações.

O Mate 9 vai receber a actualização para Android 8 Oreo num prazo de quatro semanas após o lançamento do Mate 10 Pro. Seguir-se-a o P10, ainda sem data definida, sendo apenas dito que será num "futuro próximo".

O Android Oreo e a EMUI 8 vão trazer o projecto Trebble aos equipamentos seleccionados para receber esta actualização. Tanto estes como os que vierem a ser lançados com Android 8.0 irão receber actualizações de segurança e sistema de forma bastante mais célere. A expectativa da Huawei é disponibilizar estas actualizações a cada três meses para equipamentos de gama média, e mensalmente para os seus topo de gama.

São naturalmente excelentes notícias para os clientes da Huawei, e que também funcionarão como mais um ponto a favor dos seus equipamentos no momento da decisão sobre qual o próximo smartphone a comprar.

2 comentários:

  1. Será que o P9 Lite receberá o Oreo!?

    ResponderEliminar
  2. Até parece que a Huawei está a fazer um favor...nem sei como a Google ainda não impôs aos seus parceiros updates obrigatórios, no mínimo 3 anos e rápidos...

    ResponderEliminar

[pub]