2017/10/02

MediaTek MT6739 com GPU PowerVR e dual SIM 4G a baixo custo

A MediaTek ainda não conseguiu ter o seu nome associado a CPUs "de topo", mas no segmento mais económico continua a dar cartas e a ter ofertas cada vez mais atractivas.


O nome MediaTek é nesta altura conhecido da grande maioria dos utilizadores Android, com os processadores desta marca a dominarem o mercado de gama média e de entrada. O seu baixo custo, face a propostas como as da Qualcomm, garante-lhe a escolha de muitas marcas. Engane-se quem pensa que são só as pequenas marcas chinesas a apostar nos processadores da MediTek, pois gigantes como a Asus, Sony, HTC, Motorola, LG ou Huawei, têm vários modelos com CPU deste fabricante.

Neste momento são apontadas duas falhas aos processadores MediaTek, o consumo energético e o desempenho da GPU. O MT6739 da MediaTek, com um novo GPU da PowerVR, poderá ser a solução para a questão do desempenho da parte gráfica - mesmo num chip dedicado aos modelos de entrada de gama. O GPU PowerVR GE8100 tem uma frequência máxima de funcionamento de 570MHz e suporta ecrãs com resolução até 1440 x 720 pixels, com uma relação de 18:9 que está tanto na moda para os modelos com ecrãs "sem margens".

Resta agora saber qual o processo de fabrico deste processador e se a MediaTek conseguiu melhorar o consumo energético do mesmo. Caso tenha atingido este objectivo, será por certo uma escolha para muitos utilizadores, que procuram um smartphone de baixo custo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)