2017/10/02

Toshiba lança disco de 10TB com cache NAND


Quem não confiar na cloud e precisar de grande capacidade de armazenamento local, poderá querer espreitar este novo disco de 10TB da Toshiba com cache NAND para evitar a perda de dados.

O Toshiba MG06ACA é um disco rígido SATA de 7200rpm com até 10TB de capacidade (também existe em versões de 6TB e 8TB) e cuja principal particularidade é o facto de aplicar a este segmento uma funcionalidade que até agora estava apenas reservada nos discos empresariais de 10K rpm e 15K rpm: uma cache NAND para tentar eliminar o risco de perda de dados em caso de falha de energia.

O problema de aumentar a cache (em memória RAM) nos discos rígidos é que, quanto maior for essa memória - que seria benéfica para o desempenho do disco) maior é o risco de se perderem dados caso falte a energia. Neste disco, a memória RAM é acompanhada por uma memória flash NAND, sendo que em caso de falta de energia os dados são transferidos da memória RAM (volátil) para a memória NAND (não volátil), com a energia necessária a ser engenhosamente gerada pela própria rotação do disco.

A nível de desempenho são anunciados 249MB/s de taxa de transferência de/para o disco, MTBF de 2.5 milhões de horas (mais de 285 anos), e 550TB de escritas anuais (1.5TB por dia). Agora só falta saber o preço...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)