2017/10/18

Project Titan da Apple "carrega" nos sensores


O Project Titan da Apple, dedicado aos automóveis sem condutor, tem sido mantido em segredo mas finalmente surgem imagens do seu sistema de visão... e não há dúvida de que a Apple não está a olhar a despesas.

Enquanto muitos sistemas têm poupado nos poderosos sensores LIDAR, capazes de captar o mundo em 3D (mas também sendo extremamente dispendiosos, com modelos que facilmente custam mais de 50 mil euros, cada), no caso da Apple o sistema do seu Project Titan instalado em cima de um Lexus recorre não a um, nem dois... nem mesmo três, quatro, ou cinco... mas sim a seis LIDAR... para cada extremo do veículo! Ou seja, temos seis LIDAR apontados para a frente, e mais seis LIDAR apontados para trás - isto para além de todas as câmaras que permitem manter um olhar atento em redor de todo o veículo.



Realmente parece um exagero... mas é de imaginar que nesta fase a Apple não se queira preocupar com a questão de falta de dados recolhidos para ir desenvolvendo o seu sistema, e certamente também estará a apostar que, inevitavelmente, o custo destes sensores se vá reduzir drasticamente ao longo dos próximos anos (neste momento há várias empresas a prometer grandes avanços nestes sensores, com uma proporcional redução de custos) e quando isso acontecer, já não será tão descabido ter tantos LIDAR espalhados pelo carro quanto o número de câmaras que actualmente se utilizem.




Outro pormenor interessante, e que talvez possa ser replicado por outros que exploram estas tecnologias, é que neste Project Titan todo o hardware do sistema fica integrado na unidade que fica sobre o tejadilho do veículo, significando que não se perde o espaço de utilização da mala como acontece noutros veículos autónomos. (Teoricamente, também permitirá uma mais rápida substituição de todo o sistema em caso de avaria ou actualização para uma versão melhorada.)

Ainda deverá demorar mais alguns anos até que se vejam resultados efectivos destes Project Titan, mas até lá certamente iremos ouvir falar dele bastantes mais vezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)