2017/10/18

Dropbox Professional traz Smart Sync às contas individuais

Um dos problemas do Dropbox tem sido a falta de oferta a nível de variedade de escolha, mas agora temos uma variante que combina algumas das vantagens dos planos empresariais com as contas individuais.

A política do Dropbox até ao momento tem sido a de disponibilizar todo o tipo de funcionalidades avançadas apenas nos seus planos empresariais, concebidos para equipas de utilizadores; deixando o plano destinados aos utilizadores domésticos com muito menos funcionalidades. Isso deixa de fora todos os utilizadores avançados que pudessem querer ter acesso a algumas dessas funcionalidades, mas para os quais não se justifica pagar pelos planos empresariais... e finalmente o Dropbox ouvir, criando este novo Dropbox Professional.

Embora nos planos pessoais os utilizadores já tivessem a possibilidade de optar pelo Dropbox Plus com 1TB de espaço, esta nova modalidade Dropbox Professional torna-se apelativa por - para além de também incluir 1TB de espaço - incluir coisas como recuperação de ficheiros e histórico de versões por 120 dias (em vez de 30 dias), um "Showcase" que permite agrupar múltiplos ficheiros automaticamente num PDF que pode ser usado como apresentação, e o Smart Sync que permite definir que ficheiros ou pastas se querem manter apenas localmente, apenas na cloud, ou sincronizados em ambos.

A questão é se isso justificará pagar 19,99 euros por mês quando por 9,99 euros já têm acesso a 1TB de espaço no Dropbox Plus. Sem dúvida que o acesso ao histórico de ficheiros por 120 dias e o Smart Sync são atractivos, mas não sei se o são ao ponto de justificar pagar o dobro do preço face ao Plus. Pessoalmente, penso que continua a fazer falta uma modalidade de espaço intermédio, pois estamos a falar de diferenças entre o completamente gratuito e o dar o salto para mais de 100 euros por ano.

Se disponibilizassem algo como 100GB ou 200GB por 1 ou 2 euros por mês, acho que não iriam faltar interessados... mas aparentemente são eles que não estão interessados nisso. Como tal, mantenho-me com a conta gratuita e com pena de não lhes poder enviar uns euros pelo serviço, que considero ser excelente.

1 comentário:

  1. A principal vantagem face à de 9.99 é trazer full-text search, que até agora só estava disponível em business accounts.

    ResponderEliminar