2017/11/04

Caverna na Lua pode ser local ideal para uma base


Há muito que se fala que uma base subterrânea poderia ser a melhor opção para manter uma presença permanente na Lua, e agora parece que temos o trabalho facilitado com a descoberta de uma caverna de grandes dimensões no nosso satélite natural.

Por muito que se gostasse ter na Lua uma base ao estilo da base lunar Alpha do Espaço 1999 (sem a parte da Lua ser projectada para fora da sua órbita) as questões de ordem prática nem sempre são coincidentes com as imagens que temos dos filmes e séries de ficção científicas. Para minimizar o risco de impactos de asteróides e meteoritos o ideal seria manter a base subterrânea, protegida pela própria superfície lunar... e a sonda Japonesa Kaguya pode ter encontrado o local perfeito.

Em vez de nos obrigar a fazer obras de escavação de grande envergadura na Lua, esta sonda encontrou uma caverna natural que terá cerca de 50km e que poderá tornar-se num abrigo perfeito para missões permanentes na Lua, protegendo os astronautas da radiação solar e raios cósmicos.

Na fotografia inicialmente captada pela sonda apenas é visível a entrada, com cerca de 50 metros de diâmetro e profundidade, mas explorações subsequentes com ondas de rádio confirmaram a presença de um túnel que terá dezenas de metros de diâmetro e se prolongará por 50 quilómetros... espaço mais que suficiente para qualquer base lunar, por mais ambiciosa que seja.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)